Neste espaço vou disponibilizar materiais, links de sites, PDFs e demais referentes à Robótica Educacional.
- Site utilizado para disponibilizar material para Formação de Robótica Educacional/NTE Uruguaiana - Site NTE Uruguaiana/ Robótica Educacional
O QUE É ROBÓTICA EDUCACIONAL?
Apesar de ainda ser um campo novo, que pode ser trabalhado no ensino curricular e extracurricular da escola, a origem da Robótica Educacional é bem antiga. Surgiu na década de 1960, época em que o matemático norte-americano Seymour Papert percebeu que era possível utilizar o construtivismo proposto por Piaget de uma forma mais prática.Papert entendeu que a tecnologia poderia melhorar a aprendizagem dos alunos. Só que propor isso naquele tempo significou contar com a descrença de outros estudiosos. Mas isso não foi empecilho para o matemático que, em 1980, desenvolveu uma tartaruga: um robô que podia criar diferentes formas geométricas.
Atualmente, essa ideia está cada vez mais presente nas escolas. Ela permite que os alunos possam aprender colocando a mão na massa (a chamada cultura maker), ou seja, com autonomia para experimentar e resolver problemas.
Como a Robótica Educacional é empregada na prática?
Os alunos se reúnem em grupo e lidam com uma situação-problema, em que é preciso muita pesquisa, planejamento, raciocínio lógico, criatividade e interpretação de dados para chegar a uma solução.Estamos falando da educação do futuro, pois, em meio a fios e a sensores, eles “aprendem fazendo”, com liberdade para pensar na melhor solução para o que foi proposto pelo professor.
As aulas acontecem em laboratório com o uso de kits de robótica, desenvolvidos para finalidade educacional, ou com o uso de sucatas junto a outros materiais, como motores e sensores controlados por programas de computador. É o uso de metodologias ativas na educação, pois, a partir disso, os alunos podem construir robôs com diferentes funções, realizando trabalhos e movimentos humanos.
É um processo de construção do conhecimento no qual os estudantes é que ditam o ritmo, sendo que o professor assume a postura de mediador, orientando a turma — e não trazendo soluções prontas.
Quais são as vantagens da Robótica Educacional?
A primeira vantagem é permitir o aprendizado prático, ou seja, as crianças e os adolescentes deixam de ser meros espectadores das explicações do professor e passam a participar do processo de aquisição do conhecimento de forma ativa. Em resumo: colocam o estudante como protagonista do aprendizado.Além disso, os projetos da área de robótica não se limitam a apenas uma disciplina, pelo contrário: relacionam-se com diferentes áreas, como Matemática, Física, Artes e até questões sociais. Sem contar os próprios conceitos envolvidos na construção de um robô, como Programação e Eletrônica.
Dessa forma, entre os benefícios da Robótica Educacional, estão:
- aulas mais dinâmicas e interativas;
- autonomia do aluno no processo de aprendizagem;
- trabalho em equipe;
- gestão de tempo;
- organização do raciocínio lógico;
- aprimoramento da coordenação motora;
- estímulo à comunicação para debater sobre o projeto com o grupo;
- incentivo à tomada de decisão;
- aprendizagem multidisciplinar;
- prática da experimentação, confirmando ou refutando hipóteses;
- desenvolvimento do espírito investigativo;
- familiaridade para lidar com tecnologias;
- melhora no interesse pelo aprendizado em geral.
UNYLEYA. Entenda o que é Robótica Educacional e quais são as suas vantagens!. Disponível em:https://blog.unyleya.edu.br/bitbyte/robotica-educacional/#disqus_thread. Acesso em: 01/07/2021
O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Na visão do CIEB, o ensino híbrido utiliza e integra as várias tecnologias digitais tanto nos momentos remotos como nos exclusivamente presenciais. Dessa forma, em um cenário de reabertura das escolas, seria possível trabalhar com essa abordagem mesmo que a turma de estudantes não tenha computadores e/ou internet em casa.
“A utilização dos dispositivos e dos recursos educacionais digitais aconteceria no ambiente da escola – não necessariamente em laboratórios e tampouco na proporção de um equipamento por estudante – por meio da rotação por estações ou do laboratório rotacional, dois possíveis modelos de ensino híbrido”, esclarece Lilian Bacich, cofundadora da Tríade Educacional.
Mesmo reconhecendo que o acesso a computadores e à conectividade é um desafio para muitas redes e comunidades escolares, a Nota Técnica # 18 reforça a importância de as escolas se responsabilizarem pela oferta de situações que desenvolvam a cultural digital por se tratar de uma das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“As crianças e jovens precisam aprender a utilizar as tecnologias digitais para pesquisar e compartilhar informações com ética e criticidade, produzir conhecimentos e desenvolver a autonomia. Nesse sentido, as redes devem fazer o possível para permitir que os/as estudantes desenvolvam habilidades para lidar com o digital de forma mais interativa e consciente”, finaliza Alice Carraturi, da equipe de educação do CIEB.
Leia em....CIEB. ENTENDA O CONCEITO DE ENSINO HÍBRIDO E AS CONDIÇÕES PARA IMPLEMENTÁ-LO COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS. Disponível em:https://cieb.net.br/ensino-hibrido-2021/?gclid=CjwKCAjwz_WGBhA1EiwAUAxIceWuDhT1yNizKNkvC-G8XceLGZhTlKbDCH0NJuS21xEKWrn93TWJVBoC_WkQAvD_BwE. Acesso em: 01/07/2021
Robótica Educacional no Brasil
- NOSSOS ROBÔS, ROBÓTICA EDUCACIONAL NO BRASIL. Disponível em: http://nossosrobos.blogspot.com/2011/01/robotica-educacional-no-brasil.html . Acesso em: 02/07/2021
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Tanto quanto possível irei mostrar projetos práticos que possam ser realizados com recursos disponíveis às pessoas comuns, tais como microcontroladores PIC e sensores comuns e baratos.
Atividades Práticas
- Professor Leandro BravoBlog de Robótica Educacional
- Blog de Robótica Educacional. Disponível em: https://professorleandrobravo.com/
Transforme uma latinha de metal neste simpático robô que se move e contém um conjunto de partes mecânicas com motor de brinquedo, engrenagens e canudos
HABILIDADES DA BNCC
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