Coletânea: ROBÓTICA EDUCACIONAL

Neste espaço vou disponibilizar materiais, links de sites, PDFs e demais referentes à Robótica Educacional. 


Vou compartilhar os materiais que estão disponíveis na rede, é claro que sem ferir os Direitos Autorais, e auxiliar os fascinados por este assunto.

O QUE É ROBÓTICA EDUCACIONAL?

Apesar de ainda ser um campo novo, que pode ser trabalhado no ensino curricular e extracurricular da escola, a origem da Robótica Educacional é bem antiga. Surgiu na década de 1960, época em que o matemático norte-americano Seymour Papert percebeu que era possível utilizar o construtivismo proposto por Piaget de uma forma mais prática.
Papert entendeu que a tecnologia poderia melhorar a aprendizagem dos alunos. Só que propor isso naquele tempo significou contar com a descrença de outros estudiosos. Mas isso não foi empecilho para o matemático que, em 1980, desenvolveu uma tartaruga: um robô que podia criar diferentes formas geométricas.
Atualmente, essa ideia está cada vez mais presente nas escolas. Ela permite que os alunos possam aprender colocando a mão na massa (a chamada cultura maker), ou seja, com autonomia para experimentar e resolver problemas.

Como a Robótica Educacional é empregada na prática? 

Os alunos se reúnem em grupo e lidam com uma situação-problema, em que é preciso muita pesquisa, planejamento, raciocínio lógico, criatividade e interpretação de dados para chegar a uma solução.
Estamos falando da educação do futuro, pois, em meio a fios e a sensores, eles “aprendem fazendo”, com liberdade para pensar na melhor solução para o que foi proposto pelo professor.
As aulas acontecem em laboratório com o uso de kits de robótica, desenvolvidos para finalidade educacional, ou com o uso de sucatas junto a outros materiais, como motores e sensores controlados por programas de computador. É o uso de metodologias ativas na educação, pois, a partir disso, os alunos podem construir robôs com diferentes funções, realizando trabalhos e movimentos humanos.
É um processo de construção do conhecimento no qual os estudantes é que ditam o ritmo, sendo que o professor assume a postura de mediador, orientando a turma — e não trazendo soluções prontas.

Quais são as vantagens da Robótica Educacional? 

A primeira vantagem é permitir o aprendizado prático, ou seja, as crianças e os adolescentes deixam de ser meros espectadores das explicações do professor e passam a participar do processo de aquisição do conhecimento de forma ativa. Em resumo: colocam o estudante como protagonista do aprendizado.
Além disso, os projetos da área de robótica não se limitam a apenas uma disciplina, pelo contrário: relacionam-se com diferentes áreas, como Matemática, Física, Artes e até questões sociais. Sem contar os próprios conceitos envolvidos na construção de um robô, como Programação e Eletrônica.
Dessa forma, entre os benefícios da Robótica Educacional, estão:
  • aulas mais dinâmicas e interativas;
  • autonomia do aluno no processo de aprendizagem;
  • trabalho em equipe;
  • gestão de tempo;
  • organização do raciocínio lógico;
  • aprimoramento da coordenação motora;
  • estímulo à comunicação para debater sobre o projeto com o grupo;
  • incentivo à tomada de decisão;
  • aprendizagem multidisciplinar;
  • prática da experimentação, confirmando ou refutando hipóteses;
  • desenvolvimento do espírito investigativo;
  • familiaridade para lidar com tecnologias;
  • melhora no interesse pelo aprendizado em geral.

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O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Na visão do CIEB, o ensino híbrido utiliza e integra as várias tecnologias digitais tanto nos momentos remotos como nos exclusivamente presenciais. Dessa forma, em um cenário de reabertura das escolas, seria possível trabalhar com essa abordagem mesmo que a turma de estudantes não tenha computadores e/ou internet em casa.

“A utilização dos dispositivos e dos recursos educacionais digitais aconteceria no ambiente da escola – não necessariamente em laboratórios e tampouco na proporção de um equipamento por estudante – por meio da rotação por estações ou do laboratório rotacional, dois possíveis modelos de ensino híbrido”, esclarece Lilian Bacich, cofundadora da Tríade Educacional.

Mesmo reconhecendo que o acesso a computadores e à conectividade é um desafio para muitas redes e comunidades escolares, a Nota Técnica # 18 reforça a importância de as escolas se responsabilizarem pela oferta de situações que desenvolvam a cultural digital por se tratar de uma das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“As crianças e jovens precisam aprender a utilizar as tecnologias digitais para pesquisar e compartilhar informações com ética e criticidade, produzir conhecimentos e desenvolver a autonomia. Nesse sentido, as redes devem fazer o possível para permitir que os/as estudantes desenvolvam habilidades para lidar com o digital de forma mais interativa e consciente”, finaliza Alice Carraturi, da equipe de educação do CIEB.

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Robótica Educacional no Brasil


Robótica Educacional. Robótica Pedagógica. Uso de robôs nas escolas. Certamente você já ouviu falar sobre esses temas. Há anos diversos países utilizam a robótica com o objetivo de melhorar o aprendizado dos mais variados conceitos devido à sua inerente interdisciplinaridade.

Mas, afinal, como anda o uso de robôs com propósitos educacionais no Brasil?

O artigo "Robótica Educacional e a Produção Científica na Base de Dados da CAPES", de autoria de Nacim Miguel Francisco Júnior, Carla K. Vasques e Thiago Henrique Almino Francisco, apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a produção científica brasileira ligada ao tema de Robótica Educacional. Fiquei muito surpreso ao constatar que os autores encontraram apenas onze trabalhos acadêmicos (dissertações de mestrado) sobre Robótica Educacional produzidos em nossos programas de pós-graduação entre 1996 e 2008!! Além disso, grande parte desses trabalhos dá mais ênfase à parte técnica, sendo que apenas três foram gerados em programas da área de Educação!

Iniciativas como a OBR - Olimíada Brasileira de Robótica - ajudam a disseminar o uso da robótica nas escolas através da organização de campeonatos para alunos de ensino fundamental e de ensino médio. No entanto, ainda temos muito a avançar nesse importante campo que pode contribuir, e muito, com o crescimento de nosso país.

Reproduzo aqui um pequeno trecho do artigo para ilustrar a opinião dos autores sobre o tema:

A construção dos projetos de robótica demanda também tolerância e persistência por parte dos alunos. É necessário estabelecer relações entre proposta, execução e construção de uma ideia, projeto; sistematizar raciocínios abstratos, lógicos; trabalhar em grupo, com colaboração e negociação de argumentos; participar ativamente na formulação de hipóteses, refletindo e avaliando as diferentes etapas e procedimentos. A experiência da robótica no contexto educacional é capaz de promover e valorar a cooperação, o diálogo, a interação, a participação pela via da consciência autônoma que, por sua vez, permitirá aos sujeitos situarem-se uns em relação aos outros, sem que as particularidades e singularidades sejam suprimidas. Tais aspectos, conforme Piaget, representam a principal finalidade da educação e da escola.

O artigo completo pode ser obtido aqui.


Pagina Inicial - Portal da Robótica

Este site está organizado de acordo com os capítulos do livro "Handbook of Robotics",  da Springer, http://www.amazon.com/Springer-Handbook-Robotics-Bruno-Siciliano/dp/354023957X.

Tanto quanto possível irei mostrar projetos práticos que possam ser realizados com recursos disponíveis às pessoas comuns, tais como microcontroladores PIC e sensores comuns e baratos.


JamaJ Robotics - Portal da Robótica, microcontroladores & Automação. Portal da Robótica. Disponível em: http://robotica.jamaj.com.br/ . Acesso : 02/07/2021.


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Atividades Práticas


  • Professor Leandro Bravo
    Blog de Robótica Educacional




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Descrição:

Transforme uma latinha de metal neste simpático robô que se move e contém um conjunto de partes mecânicas com motor de brinquedo, engrenagens e canudos

HABILIDADES DA BNCC

EF05CI05Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e / ou na vida cotidiana.
EF07CI01Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas












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